Psicólogo lança livro sobre a entrega ao fluxo da vida como um caminho para a felicidade

Revelando detalhes do seu caminho de crescimento pessoal, Fernando Aguiar apresenta a possibilidade de irmos além das nossas defesas em “Entrega ao Fluxo da Vida”.

Com um texto fluido, muitas vezes poético, Fernando apresenta o resultado de cinco anos de pesquisa nos quais explorou em seu próprio corpo e consciência a possibilidade de irmos além das nossas defesas e bloqueios pela total entrega ao fluxo de energia vital. O autor apresenta a descoberta das Inteligências Estruturantes, expressões fundamentais da vida, que são a chave para o desenvolvimento adulto pleno e para a expansão da consciência.

O livro, majoritariamente escrito em primeira pessoa, primeiramente expõe o caminho de pesquisa percorrido pelo autor e os conceitos-chave que fundamentaram a descoberta. Em seguida, Fernando descreve as Inteligências Estruturantes fazendo-as dialogar com a literatura da Psicologia Corporal. Por fim, o livro relata a vivência de outras pessoas com o processo de Entrega ao Fluxo da Vida, dando um gostinho do que é experimentar este trabalho.

Apesar da profundidade do conteúdo, Fernando constrói uma narrativa didática que permite tanto aos profissionais da área quanto aos leigos beneficiarem-se deste trabalho inovador. O livro “Entrega ao Fluxo da Vida” se destaca por integrar, de maneira vivencial e palpável, a sabedoria das filosofias orientais com a moderna psicologia corporal. O livro se transforma em uma jornada terapêutica, convidando o leitor a vivenciar em seu corpo e consciência cada uma das Inteligências Estruturantes e, mais ainda, a entrega ao fluxo da vida.

Leia os três primeiros parágrafos do livro

Originalmente este livro se chamaria Para Além das Estruturas de Caráter, que é o título sob o qual originalmente surgiu o trabalho com as Inteligências Estruturantes. Ele descreve o essencial deste processo ou seja, a possibilidade prática, corporal e objetiva de irmos além das nossas estruturas de defesa de caráter (as estratégias de defesa que desenvolvemos para evitar sentir dor mas que inevitavelmente restringem o Amor e a Vida). Entretanto, o chamei de Entrega ao Fluxo da Vida porque este trabalho ultrapassa a discussão técnica voltada para profissionais que trabalham com a teoria corporal dos caráteres. O que ofereço é um caminho de autodescoberta que permite cada indivíduo corporificar seu pleno potencial, restaurando o fluxo, a potência e a beleza da Vida. Portanto, me empenhei em manter esse livro o mais acessível possível, para que a porta esteja aberta a todos que nela batem.

Usarei a primeira pessoa do singular na maior parte da narrativa, principalmente quando se tratar de alguma experiência que aconteceu no meu corpo e consciência. Entretanto, caro leitor, não permita que essa limitação da linguagem escrita te confunda. Saiba que não sou o único autor deste trabalho. Este livro é uma co-autoria entre eu, Fernando, e a Vida. Ela, a Vida viva e radiante, me envolveu em seus braços, em seu corpo quente e amoroso, e me conduziu em uma dança rica em sensualidade, poder e presença. Uma coreografia de infinita grandeza e simplicidade que somente a Vida poderia orquestrar. A cada passo, eu aprendi sobre entrega, confiança e sabedoria. A cada giro, ela me ensinou sobre o movimento, o fluxo e a abertura. Nos seus olhos, vastos e profundos como o céu azul, eu experimentei os mais sublimes sentimentos de totalidade e silêncio. Fui amado pela Vida e retribuí, em profunda admiração e devoção, me entregando de corpo e alma a tudo que ela me ofereceu. Portanto, ainda que seja apenas meu nome figure na capa como autor, este trabalho de Entrega ao Fluxo é uma co-autoria. Cabe à Vida toda a Sabedoria, e à mim, a capacidade de entrega.

Da maneira mais concreta, este é o resultado de uma pesquisa de cinco anos, de 2013 a 2018, por meio do estudo aprofundado e vivencial do meu corpo/energia e consciência a partir de diferentes experiências terapêuticas e meditativas. Muitas dessas práticas aconteceram fora de grupos ou workshops formais, mas no espaço privado da minha casa ou quarto de hotel. Nesse locus íntimo pude descobrir meu próprio caminho por meio da auto-observação e do movimento espontâneo – a dança com Vida. Muitas dessas explorações se iniciaram de maneira aleatória e eram bastante expressivas com sons, vocalizações, movimentos, contrações musculares e caretas, para citar algumas. Confesso que muitas vezes essas manifestações me provocavam estranheza e riso, ora de nervoso, ora de cômico, dado o grau de “loucura” com a qual se manifestavam. Foi também uma divertida jornada de me permitir ser mais livre e com menos julgamentos sobre mim mesmo e sobre a vida. Para mencionar Freud, eu poderia dizer que era uma associação livre que, ao invés de palavras, tomava forma, literalmente, na corporeidade.

Palestra de lançamento online do livro. Valeu muito a pena assistir!

Entrevistas sobre o livro om o Dr. Joviniano Resende e Dante Morretti

Compre seu exemplar do livro

 

Sobre o autor do livro
Fernando Aguiar é mestre e graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília, Psicoterapeuta Corporal em Core Energetics, docente e supervisor na graduação em Core Energetics e facilitador internacional de workshops. Ele integra uma mente científica e questionadora com uma profunda intuição e sensibilidade.

%d blogueiros gostam disto: