ENCONTROS DE APROFUNDAMENTO
Data: De 07 de abril a 30 de junho 2020 (13 encontros, incluíndo 21 de abril)
Horário: 19h às 21h - terça-feira.
Local: Online via Zoom (após a inscrição, entre no grupo de whatsapp para receber o link da sessão)
Número de participantes: Mínimo de 8 e máximo de 12
Preço: 3 x R$390,00 (mas ninguém fica de fora por causa de dinheiro, leia abaixo).
Pagamento: transferência bancária. Inscrição no formulário abaixo.
INSCRIÇÕES ATÉ DIA 06 DE ABRIL
Fechamos nossos 3 encontros abertos e gratuitos de março. Desde o início a proposta era criar um grupo de aprofundamento, com homens que queiram se comprometer com o trabalho pessoal de autotransformação.
No mês de março experimentamos um pouco isso. Ontem a partilha já foi mais profunda. Isso nos dá um vislumbre do que esse grupo irá se tornar ao longo dos encontros, com os mesmos homens, mergulhando no trabalho terapêutico.
Meu convite é que possamos nos encontrar todas as terças-feiras durante os meses de abril, maio e junho, com a possibilidade de continuarmos até o final do ano. Isso são 13 encontros, 13 ciclos da lua completam 1 ano, 13 é o número da morte e transformação.
Se ao final dos 13 encontros decidimos por continuar o trabalho de aprofundamento do grupo, daí estabelecemos mais um ciclo de 13 encontros.
Ninguém fica de fora por causa de dinheiro:
A pandemia mexeu com muita coisa, entre elas, a nossa vida financeira. Para autônomos como eu, houve uma redução significativa de renda. Já para assalariados, principalmente funcionários públicos, esse impacto não foi relevante. Então, se você é autônomo, está com dificuldade financeira, e quer muito participar do grupo, essa porta está aberta para você. Entre em contato comigo pelo whatsapp para conversarmos sobre essa questão financeira.
O grupo online tem algumas diferenças em relação a um grupo em que todos estão na mesma sala.
1. Cada pessoa fica em sua casa, no seu computador ou dispositivo eletrônico.
2. Faremos trabalho corporal, mas de intensidade reduzida para não assustar seus vizinhos.
3. Você precisa ter um fone de ouvido e manter sua câmera ligada durante todo o encontro por questões de confidencialidade.
4. Você deve ocupar um cômodo da sua casa no qual possa trancar a porta e não ser perturbado.
5. Durante o encontro do grupo você fica totalmente dedicado ao encontro (sem checar email, whatsapp ou outros).
6. O momento de partilha é como no grupo regular, você fala de você, dos seus sentimentos, sem dar conselho.
Orientações para a preparação do espaço:
- Escolha um cômodo da casa com bom sinal de internet;
- Tranque a porta e peça que ninguém te incomode no horário do grupo - 19h às 21h.
- Tenha a sua disposição uma garrafa d’água, papel e caneta, uma toalha (qualquer tamanho) e lenço de papel;
- Encontre uma maneira para que, quando sentado, sua câmera fique na altura do seu rosto (idealmente).
- Começaremos com trabalho corporal, então você vai precisar de um espaço para ficar em pé e abrir seus braços em todas as direções.
- Usaremos o Zoom para os encontros. Basta usar o navegador para acessar o link que será enviado, a instalação acontece na hora que você clica no link. Demora 5 minutos. Caso você vá acessar o grupo via celular, daí é necessário instalar o Zoom com antecedência (INFORMAÇÃO SOBRE DOWNLOAD - Android e IOS).
- MUITO IMPORTANTE: A partir de 18h45 você deverá acessar o link da sessão e sua entrada na sala será autorizada. Mantemos a sala aberta até às 19:00, depois disso iniciamos a sessão é não será mais possível entrar (para que cada pessoa entre é necessário autorizar o ingresso e, uma vez iniciadas as atividades, perturba o andamento do grupo.)
Diretrizes de participação no grupo
- Confidencialidade
O nome, a experiência e a história de nenhum outro homem devem ser repetidos fora do Grupo. Falar sobre você (sua experiência) é a única coisa que você pode partilhar fora do grupo com qualquer pessoa.
Por questões de confidencialidade, durante a partilha você deverá usar fones de ouvido e deixar sua câmera ligada o tempo todo.
- Falar em primeira pessoa
Na hora da partilha sempre falamos em primeira pessoa. Exemplo: “Eu sinto isso e aquilo…” ou “Quando eu não sei o que fazer nessa situação…”. Se você falar em terceira pessoa, “É muito difícil quando a gente…” ou “Quando você tá em dúvida…” o facilitador gentilmente pedirá pra você falar em primeira pessoa mostrando na tela uma cartela com a palavra EU.
- Respeito
Respeite o espaço de fala de cada participante e suas diferenças. Não é um grupo para criticar, julgar ou acusar ninguém. É um espaço de acolhimento, aprofundamento e apoio mútuo
O sistema de videoconferência não comporta duas pessoas falando ao mesmo tempo. Se alguém estiver falando e outra pessoa falar, não dá para entender ninguém.
- Aconselhando e filosofando
O grupo não é espaço para dar conselhos ou discutir filosofias. Caso isso aconteça, o facilitador interromperá sua fala e te orientará para falar de si mesmo e não do outro.
- Pedindo a fala
Se você tiver vontade de falar, escreva no bate-papo do sistema “Quero falar” e aí seguiremos a ordem de inscrição.
Nem todo mundo precisa falar e talvez não tenha tempo para que todos falem.
- Todos os sentimentos são bem vindos
Tristeza, medo, raiva e felicidade são todas emoções normais. Você tem direito a elas. Busque percebê-las, identificá-las e fique à vontade para expressá-las. Caso você não esteja se sentindo bem emocionalmente ou psicologicamente, partilhe isso com o grupo.
- Intervenções terapêuticas do facilitador
Esse é um grupo psicoterapêutico. Durante a sua fala pode ser que o facilitador te faça perguntas ou peça para que você observe alguma sensação no seu corpo com o objetivo de aprofundar sua experiência.